Entenda o que é verdade ou mito ao usar notebooks e ultrabooks

 

e-mail glorifica.org 009

 

Entenda o que é verdade ou mito ao usar notebooks e ultrabooks

 

Imã apaga os dados do notebook? Os computadores da Apple não pegam vírus? Para sanar essas e outras dúvidas relacionadas ao uso de notebooks e ultrabooks, o TechTudo preparou um artigo com algumas perguntas e respostas objetivas a respeito de vários assuntos.

serie_5_ultra_touch_01

Série 5 ULTRA Touch é o primeiro ultrabook touchscreen lançado pela Samsung no Brasil (Foto: Samsung/Divulgação)

O notebook no colo pode queimar a pele?

Sim. Os notebooks são desenvolvidos para trabalharem dentro de uma faixa de temperatura considerada segura. No entanto, devido ao clima brasileiro e problemas de superaquecimento causado a obstrução das saídas de ar, pode acontecer do notebook atingir temperaturas elevadas a ponto de causar queimaduras. Essas queimaduras, claro, não são imediatas.

Com o passar do tempo, podem aparecer manchas na pele causadas pela exposição ao calor. Portanto, procure sempre apoiar o computador sobre uma mesa ou evitar o contato direto com a pela utilizando uma almofada – nesse caso, deve-se tomar cuidado para que as saídas de ar do notebook não sejam bloqueadas.

 

O que dura mais, um desktop ou notebook?

Depende. Desktops possuem muito mais opções e facilidade de upgrades – e reparos –, o que pode fazer com que o computador dure por vários anos. Notebooks, por outro lado, demandam menos manutenção, ou seja, não costumam apresentar problemas tão cedo. No caso dos desktops, é necessário fazer uma limpeza por dentro do gabinete para evitar que a poeira acumulada prejudique o funcionamento dos coolers (ventilador) e cause superaquecimento, danificando outras peças da máquina, como a placa-mãe e o processador.

Os notebooks da Apple não pegam vírus?

Sim, pegam. O que acontece, na verdade, é que os computadores da Apple são muito menos utilizados do que os PCs com Windows. Isso faz com que o sistema da Microsoft seja muito mais visado por crackers, pois a chance de um ataque ser bem-sucedido é bastante elevada. Portanto, a probabilidade de um vírus ser “compatível” com o Mac OS X é quase nula. No entanto, existem sim vírus desenvolvidos para o sistema da Apple e até mesmo para Linux.

 

13mbpr_34_canyon_print-copy

MacBook Pro com tela Retina de 13 polegadas (Foto: Divulgação)

Imãs podem apagar dados do notebook?

A menos que você possua um imã gigante e extremamente potente, não. Esses imãs comuns, de geladeira ou alto-falante, conseguem no máximo apagar os dados de um frágil disquete. As chances de danificar ou apagar os dados do HD do notebook com um desses imãs que você possui em sua casa são praticamente nulas.

Notebook com blu-ray é capaz de ler DVD?

Sim. Da mesma forma que computadores com driver de DVD possuem compatibilidade com CDs, leitores de blu-ray são capazes de ler DVDs e CDs. No máximo, você precisará de um programa (player) ou codec adequado ao formato.

dsc_0025

Alguns notebooks já vêm preparados para ler Blu-ray (Foto: Stella Dauer)

É possível formatar um Ultrabook?

Na maioria dos casos, sim. Entretanto, se o ultrabook em questão for do tipo híbrido de computador e tablet rodando sobre a plataforma ARM, com os sistemas Windows 8 RT ou Android, não é possível formatá-lo de maneira tradicional. Nesses casos, o sistema conta com a opção de restaurar as configurações ao padrão de fábrica, que remove todos os arquivos pessoais (fotos, vídeos e músicas) e aplicativos instalados, deixando o sistema como novo.

Fonte:Helito Bijora Para o TechTudo

03/06/2013 09h52 - Atualizado em 03/06/2013 09h59

Postado por Marcos Paulo

marcos@glorifica.org

Leave a reply